Faça parte do nosso mandato

   11 - 3886-6245    Estado de SP

HomeBlogNotíciasProjeto de lei torna obrigatório exame de trombofilia no SUS

Projeto de lei torna obrigatório exame de trombofilia no SUS

No último dia 7, os vereadores de São Paulo aprovaram o projeto de lei Nº 320/2015, de autoria da vereadora Patrícia Bezerra, que dá direito ao exame para diagnóstico e tratamento da trombofilia no Sistema Único de Saúde (SUS).

A trombofilia é uma propensão genética para a trombose, que, se não diagnosticada com antecedência, pode trazer problemas sérios a saúde, como embolia pulmonar, infarto e até a morte. 

O uso de anticoncepcionais e reposição hormonal aumentam a possibilidade de trombose em mulheres que possuem trombofilia, o que também ocorre com a gestação.

Por isso, pela medida, o SUS deverá realizar o exame de maneira preventiva, antes da primeira prescrição de anticoncepcional e de reposição hormonal, e como condição obrigatória no pré-natal.  

Estudo realizado pelo hospital das clínicas de São Paulo revelou que de 150 mulheres que tiveram problemas na gestação com aborto, morte do bebê e pré-eclâmpsia, 60% tinha alguma forma de trombofilia. 

“Muitas mulheres e gestantes têm sofrido com trombose, sem saber que ela poderia ter sido evitada com o exame preventivo. No sistema de saúde privado o exame já está disponível, no SUS, ainda não havia esse procedimento. Como vereadora, não posso aceitar que a vida de milhares de mulheres e crianças sejam colocadas em risco, porque o SUS não realiza o exame preventivo. Esse projeto é justamente para acabar com essa injustiça social”, explica Patrícia Bezerra. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Patrícia Bezerra2024.